Novo Membro do Projeto

Esse é meu primeiro post aqui no blog do V-ART e nada mais apropriado do que me apresentar. Meu nome é Kao Cardoso Félix, sou um estudante de graduação do curso de Ciência da Computação no Instituto de Informática da UFRGS. Agora em junho de 2008 entrei no V-ART como bolsista para atuar como desenvolvedor. Minha motivação para trabalhar nesse projeto vem do meu interesse pela Computação Gráfica que escolhi como área de atuação no meu futuro profissional.

Meu Papel no V-ART

Sendo um novo membro do projeto, acho interessante falar das tarefas que me foram atribuídas. Na entrevista com a Profª Nedel, ela dividiu meu trabalho em duas "macro-tarefas":
  1. Criar um gadget da sidebar do Windows Vista que usasse funcionalidades do V-ART para exibir gestos em Libras e;
  2. Trabalhar no desenvolvimento da biblioteca em si, principalmente em meios de criar movimentos humanos com aparência natural.

Para a realização do gadget foi sugerido usar o Silverlight para a exibir as imagens dos personagens. Apesar de ainda não conhecer o Silverlight a fundo, sei de algumas coisas que me permitiram pensar em algumas estratégias. O Silverlight é baseado em .NET que usa código managed e a V-ART é uma biblioteca em C++ que usa código unmanaged. Isso quer dizer que para que o V-ART "converse" com o Silverlight temos duas alternativas: podemos criar apenas uma camada de interoperabilidade entre os códigos ou podemos fazer uma implementação do V-ART no .NET. Cada uma dessas alternativas tem vantagens e desvantagens que serão discutidas em breve por aqui.

Na outra parte do trabalho, irei ajudar o Bruno Schneider que já está fazendo pesquisas para tornar os movimentos mais naturais. Aqui é onde eu vou precisar de mais pesquisa, pois tudo que vi até agora foram alguns vídeos demonstrando algumas técnicas.

Notas finais

Espero contribuir para o crescimento desse interessante projeto durante o período do meu trabalho. As tarefas parecem desafiadoras e tenho a impressão de que irei aprender bastante, o que me leva a crer que irei gostar bastante de trabalhar por aqui.

Last edited Jun 27, 2008 at 9:15 PM by kcfelix, version 4

Comments

No comments yet.